sexta-feira, 19 de abril de 2013

sobre viagens

recebi uma carta onde me perguntavam porque gostava de viagar... 

nunca tinha reflectido seriamente sobre o assunto, mas a verdade é que sabia a resposta (longa) prontamente. 

acho que viajar é muito mais do que ir. primeiro acho que quando nos predispomos a visitar outro país ou outra cidade, devemos ir totalmente livres, totalmente libertos, e deixar tudo tudo quando levantamos voo.

não faz sentido ir para um sítio agarrado a outro!

o que me atrai, na verdade, é a forma como a cidade nos absorve e, acima de tudo,  como absorvemos a cidade por completo, como vivemos o ritmo, como nos adaptamos, como começamos a conhecer cada canto. como ficamos horas num jardim, numa igreja, num monumento, numa praça a ler e a ver o sol descer. 

a beleza de uma cidade está naquilo que absorvemos, no tempo que passamos a olhar para as coisas, na forma como nos envolvemos, como contemplamos a beleza de uma coisa que conhecíamos apenas de imagens, e que na verdade nem correspondem à realidade. a magnitude está em como interpretamos as obras, como comemos e experimentamos os sabores, como vivemos outra realidade.

para mim viajar trata essencialmente de vivermos naquele lugar, naqueles dias e naquelas horas. o melhor de cada viagem é a imagem que temos da cidade, a vontade de lá voltar, e a certeza que começamos a conhecer a cidade como se fosse nossa. 

Todas têm alguma coisa para nos deixar. e pra mim essa é a verdadeira magia. 


é ir e ficar.



madrid 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário